sábado, 26 de novembro de 2011

Importância histórica da Expansão Ultramarina: Início do processo de Colonização

Durante trezentos anos, uma parte do continente americano foi colonizados pelo Reino Português...



A expansão ultramarina européia iniciada no século XV transformou profundamente a História mundial, ao colocar povos de continentes distantes em um processo de interação econômica, política e cultural. A conquista do território brasileiro esta contida nesse contexto, onde um processo não apenas de interesses econômicos ou comerciais, mas de mudanças que envolveram interesses políticos, religiosos e concepções filosóficas.


A partir das vilas e cidades coloniais o território  foi conquistado e ocupado :surgiram as regiões coloniais,onde brancos europeias , nativos americanos e negros africanos conviviam de modo forçado, como colonizadores, colonos e colonizado.






O começo da colonização...


Vamos refletir: No começo do século XVI Portugal não se preocupou em colonizar o Brasil, o que fez os portugueses mudarem de idéia?
O primeiro motivo foi o receio de perder o controle sobre as terras descobertas. Afinal de contas, havia muitos piratas estrangeiros na costa do Brasil, sempre ameaçando o domínio português.O segundo motivo foi que Portugal precisava encontrar novas fontes de lucros. É que, na mesma época, comerciantes de outros países europeus, como Holanda, Inglaterra e França, já tinham aprendido a navegar até a índia. Portugal tinha perdido exclusividade do comercio marítimo do Oriente. A concorrência fazia seus  lucros começarem a cair.

Pois é, o medo de perder a posse de terra para os corsários e a busca de novos negócios levaram o governo português a tentar colonizar o Brasil. A primeira tentativa oficial aconteceu no ano de 1532, quando Martim Afonso de Souza comandou uma expedição que trouxe centenas de portugueses para viver no Brasil. Os colonos Portugueses fundaram a primeira cidade portuguesa em nosso pais, a vila de São Vicente, por isso de onde hoje está a cidade de Santos(SP).



Referências Bibliográficas:


imagens: www1.folha.uol.com.br


SCHMIDT, Mário. Nova História Crítica. Volume único;ed - Nova Geração.2007;
SCHMIDT, MárioNova História Crítica. 6°série;ed - Nova Geração.2007;


http://www.passeiweb.com/saiba_mais/fatos_historicos/geral/expansao_ultramarina 26/11/2011