sexta-feira, 3 de agosto de 2012

2)Pedagógica:Como introduzir no currículo local, a história de Ibitiara para que esta seja estudada e compreendida pelos estudantes?



As escolas da cidade de Ibitiara seguem como base para a matriz curricular os Pcn’s e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de cada área e de cada seguimento - serie. Porém estas possuem autônima para a adequação de conteúdos referentes à realidade regional de seus estudantes.
O nascimento desta está relacionado com a atuação dos portugueses aqui no Brasil, seu processo de colonização e exploração de riquezas. Independente das fontes históricas serem restritas, e muitas fontes terem se perdido com o passar do tempo, esta deve ser pesquisada, analisada e acrescentada no currículo das escolas locais, para que esta seja conhecida pelas gerações futuras e compreendida pelas presentes. Afinal, se existe povo, existe historia. Porém, já foi realizado, relacionado ao contexto histórico da cidade, pesquisas sobre objetos antigos, os primeiros casarões, estes que infelizmente não foram preservados, dificultando assim a preservação de monumentos históricos da cidade.
Todos estes trabalhos de pesquisa e produção de fontes sobre a história local seriam ainda mais ampliados se esta fosse introduzida no currículo local, com projetos onde os fossem abordados desde a chegada dos desbravadores portugueses este local, seus interesses e atuação na área, como o processo de emancipação da cidade, a questão da deficiência de registros históricos, por que até esta deve estar ligada ao processo de construção da cidade.

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