sexta-feira, 3 de agosto de 2012


Descrição sumária dos procedimentos de construção de:

Primeira questão:
Esta primeira questão sobre como surgiu à cidade de Ibitiara, seu processo histórico, surgiu exatamente por que a história desta cidade, não é bem conhecida por seus moradores, muitos destes não compreendem a sua formação e origem.Sendo assim  muito difícil introduzi-la no currículo local, e  esta correndo o risco de ser esquecida perante as gerações futuras.recorremos a um a pesquisa locam ,entrevistando moradores e reunindo matérias que estes possuíam sobre a historia da cidade, também foi analisado livros escritos sobre esta ,para a comprovação dos dados. Estudamos todo esse material para produzir um texto,procurando reunir informações com o maior numero de veracidade possível.


Segunda questão:
Como introduzir a História de Ibitiara no Currículo Local?Primeiramente a adaptação do currículo com a realidade de seus estudantes é algo defendido pelas Leis e Diretrizes e Bases da Educação nacional, porém para que esta seja introduzida é necessário que se haja fontes de pesquisa e para o analise e estudos destas. Esta pesquisa pretende reunir estas fontes e se criar um projeto para ser trabalhado diretamente em sala de aula sobre o processo histórico de Ibitiara, juntamente com suas mudanças e questões atuais. Entrevistamos professores a alunos e cidadãos da comunidade a respeito dessa temática. Consultamos as normas educacionais de cada uma desta e procuramos pensar em projetos para se trabalhar com esse tema nas escolas.
Contexto e participantes:

A cidade de Ibitiara tem 77 anos de emancipação. Possui área de 1.848 km² e um total de habitantes de 15. 508. Esta pesquisa pretende reunir fontes para a pesquisa histórica desta, para que esta seja introduzida no currículo local e que os estudantes possam compreende todo o processo de formação da sua cidade. Esta pesquisa realizada por três estudantes de Licenciatura em História  pela Universidade do Estado da Bahia, sendo que destas duas são filhas da cidade e outra de uma região próxima a esta. Em constante contado com a Secretária de Cultura da Cidade, com a Biblioteca Municipal e com os criadores e sites sobre a cidade, analisando livros sobre a história da cidade, e fazendo uma pesquisa com fontes orais, moradores mais antigos que guardam em casa valiosos documentos e objetos históricos. Reunindo todos estes dados e com o auxilio de professores que tentaram introduzir a história da cidade no contexto escolar, foi possível produzir este trabalho.

Terceira questão: Como as novas tecnologias podem ajudar na produção de registros históricos sobre Ibitiara? Sites relacionados à cidade já existem, porém ao relatar sobre sua historia , não trazem informações suficientes, sendo assim necessário uma pesquisa mais ampla sobre a cidade para o enriquecimento destes sites e a criação de fontes seguras e com informações relevantes.Então um documentário com todas as informações que reunimos, para ser postado no You tube, de forma que todos os interessados em estudar e saber sobre a História de Ibitiara,possam ter acesso a o maior numero de informações verídicas sobre a  cidade..


● Procedimentos e instrumentos de coleta de dados:

Iniciamos a nossa pesquisa entrevistando alguns escritores a cidade, um que já teve seu livro publicado Manoel Santana e a Nadir Xavier que ainda está no processo de estudo e pesquisa também, seu livro será lançado em breve e promete ser uma das obras mais completas sobre a cidade de Ibitiara. Analisando estas obras, os sites já existentes sobre a cidade, visitando a Secretaria Municipal de Cultura, com seu diretor Albino Pereira, que forneceu fontes e informações relevantes para este trabalho. Entrevistas com alguns dos moradores mais antigos, descendentes de famílias que participaram da fundação da cidade, muitos que ainda guardam objetos e documentos com grande importância histórica.
●Procedimento para organização de resultados:

 Com base nas pesquisas e as orientações dos professores, organizamos todas essas informações em textos, selecionando as mais relevantes para o objetivo deste trabalho. E o produto final será um documentário, com todas as informações, registros adquiridos ao longo deste trabalho que possam construir fontes históricas para a preservação destes resultados e para que estes estejam ao alcance de todos os que virem a se interessar pela historia da cidade de Ibitiara. E que as escolas locais possam trabalhar com a história da sua cidade com seu educandos, não mais sendo interferidas por falta de fontes. É claro que estas fontes não responderão a todas as perguntas sobre a cidade, pois muito se perdeu com o tempo. Mas nortearão aos estudantes a compreender sobre a origem da cidade e todo o seu precessod e formação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário