● Descrição sumária dos procedimentos de construção de:
Primeira questão:
Esta primeira questão
sobre como surgiu à cidade de Ibitiara, seu processo histórico, surgiu
exatamente por que a história desta cidade, não é bem conhecida por seus moradores,
muitos destes não compreendem a sua formação e origem.Sendo assim muito difícil introduzi-la no currículo
local, e esta correndo o risco de ser
esquecida perante as gerações futuras.recorremos a um a pesquisa locam
,entrevistando moradores e reunindo matérias que estes possuíam sobre a
historia da cidade, também foi analisado livros escritos sobre esta ,para a
comprovação dos dados. Estudamos todo esse material para produzir um
texto,procurando reunir informações com o maior numero de veracidade possível.
Segunda questão:
Como introduzir a História
de Ibitiara no Currículo Local?Primeiramente a adaptação do currículo com a
realidade de seus estudantes é algo defendido pelas Leis e Diretrizes e Bases
da Educação nacional, porém para que esta seja introduzida é necessário que
se haja fontes de pesquisa e para o analise e estudos destas. Esta pesquisa
pretende reunir estas fontes e se criar um projeto para ser trabalhado
diretamente em sala de aula sobre o processo histórico de Ibitiara,
juntamente com suas mudanças e questões atuais. Entrevistamos professores a
alunos e cidadãos da comunidade a respeito dessa temática. Consultamos as
normas educacionais de cada uma desta e procuramos pensar em projetos para se
trabalhar com esse tema nas escolas.
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● Contexto e participantes:
A cidade de Ibitiara tem
77 anos de emancipação. Possui área de 1.848 km² e um total de habitantes de
15. 508. Esta pesquisa pretende reunir fontes para a pesquisa histórica desta,
para que esta seja introduzida no currículo local e que os estudantes possam
compreende todo o processo de formação da sua cidade. Esta pesquisa realizada
por três estudantes de Licenciatura em História pela Universidade do Estado da Bahia, sendo
que destas duas são filhas da cidade e outra de uma região próxima a esta. Em
constante contado com a Secretária de Cultura da Cidade, com a Biblioteca
Municipal e com os criadores e sites sobre a cidade, analisando livros sobre
a história da cidade, e fazendo uma pesquisa com fontes orais, moradores mais
antigos que guardam em casa valiosos documentos e objetos históricos.
Reunindo todos estes dados e com o auxilio de professores que tentaram
introduzir a história da cidade no contexto escolar, foi possível produzir
este trabalho.
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